Lost e o Espiritismo

Que o final de Lost seria debatido por muito tempo depois de sua apresentação, ninguém tinha dúvida, mas que este debate seria em torno das questões espirituais eis a (boa) novidade! Muita gente adorou e obviamente outro tanto torceu o nariz para o desfecho espiritualista da série, mas o que interessa realmente é refletir sobre a relevância deste fato, pois a série atingiu (e vai continuar atingindo com os DVD’s e BlueRay’s) um enorme número de pessoas, apresentando conceitos importantes.

Como espírita não concordo que possamos afirmar que Lost é uma “Série Espírita” da forma que tantos têm comentado por toda a rede, primeiro porque certamente os produtores do programa desconhecem o Espiritismo (termo criado por Kardec para denominar os resultados do estudo que realizou) e em segundo lugar pelo fato da série trazer vários outros elementos como viagem no tempo, espírito-fumaça assassina, luz mágica, imortalidade do corpo físico entre outros que não encontram nenhum respaldo na Doutrina Espírita.

Dito isto e apesar disto, posso então afirmar que a maioria dos princípios básicos que definem a Doutrina Espírita estão lá apresentados de forma mais ou menos evidente. Portanto antes de concluir meu raciocínio, da importância de Lost neste momento histórico, faço a seguir um resumo destes princípios com um breve comentário de sua aplicação na série:

  • Existência de Deus – No contexto espírita Deus não é personificado de nenhuma forma, é apenas uma abstração: “Inteligência Suprema do Universo, a Causa Primária de todas as coisas”, portanto diante deste conceito e do ecumenismo do episódio final, demonstrado pela presença dos principais símbolos religiosos da Terra, podemos afirmar que a visão espírita de Deus está lá representada.
  • Existência do Espírito e sua Imortalidade – O paradigma espírita é que a consciência humana (espírito ou alma) é independente de seu corpo, usando-o apenas como veículo durante a vida física, e esta consciência  sobrevive à morte deste mesmo corpo. Em Lost, desde as primeiras temporadas esta realidade é mostrada claramente.
  • Comunicabilidade dos Espíritos (Mediunidade) – Este outro princípio nos esclarece que é possível a algumas pessoas, que possuem em seu corpo uma sensibilidade específica, comunicar-se com os espíritos daqueles que já morreram, são os chamados médiuns. Em Lost dois personagens importantes da série são claramente médiuns, Miles e Hurley, e em vários outros momentos da série outros personagens têm contato com pessoas desencarnadas.
  • Livre Arbítrio – A doutrina espírita entende que todos os espíritos são criados com livre arbítrio, ou seja, podem decidir e mudar seus próprios destinos. Este foi tema recorrente na série, sendo Jacob seu maior defensor.
  • Lei de Causa e Efeito – Muitas vezes mal interpretada como castigo divino, a Lei de Causa e Efeito (ou Karma para os orientais) define que sofremos os efeitos de nossos próprios atos, seja nesta ou em outra vida, estes efeitos entretanto podem ser negativos ou positivos conforme usamos nosso livre arbítrio. O processo de regeneração que todos passaram na ilha demonstra este conceito, inclusive tendo Ben em sua última participação na série demonstrado que não estaria pronto para “seguir” com os outros, pois ainda não estaria pronto, ou seja, ainda teria “contas a pagar” com sua própria consciência.
  • Lei de Evolução – Tudo evolui, tanto no mundo físico/biológico quando no mundo etéreo/espiritual, tal é a Lei. Não desaprendemos nada, seja intelectual ou moral o conhecimento adquirido. Na ilha esta fé na natureza evolutiva do homem no contexto moral é também personificada por Jacob.
  • Pluralidade das Existências (Reencarnação) – Como decorrência da Lei de Causa e Efeito e para que se cumpra a Lei de Evolução é necessário para o espírito passar por diversas experiências físicas como etapas do seu aprendizado intelectual e moral. Este conceito não está explicitamente apresentado na série, mas analisando a estrutura dos flash-sideways, poderíamos interpretar aquela “realidade” como uma experiência regeneradora, onde a maioria estava buscando resgatar erros do passado, como é o caso de Sawyer “voltando” como policial para compensar seus anos de “fora-da-lei”. Outra menção ao conceito de reencarnação é a frase dita por Desmond a Jack: “See you in another life, brother” em português “Te vejo em uma outra vida, irmão”.
  • Pluralidade dos Mundos Habitados – O Espiritismo esclarece que não apenas o planeta Terra é habitado por seres inteligentes, diversos outros orbes do Universo também o são, alguns com vida material como o nosso e outros apenas com vida espiritual. Este princípio é o único que não vimos aparecer na série, a não ser que se considere aquele “mundo” onde eles se reencontraram.

Qual então a importância (afirmada acima) que Lost teria nesta fase da História Humana?

Este seriado televisivo, que  já é considerado por muitos o maior fenômeno de mídia deste início de século, mobilizou, por seis anos, milhões de pessoas por todo o mundo, provocando inclusive revoluções na forma de distribuir conteúdo através dos meios de comunicação. Todas estas pessoas tiveram acesso através da diversão e da cultura, a estes profundos conceitos espiritualistas de fundamental importancia para a preparação da Humanidade nos momentos atuais. Nada é por acaso, os produtores e escritores desta série foram instrumentos na educação espiritual dos seus espectadores, plantaram uma semente importante que florescerá nos corações e mentes que estão férteis e se preparando para o que está por vir.

A série Lost afinal é uma grande alegoria do momento espiritual atual da Humanidade, quando nosso planeta (A ILHA) encontra-se em grande perigo diante do desequilíbrio ecológico, causado pelos próprios Homens na busca da exploração de seus recursos. Esta exploração traz consequências desastrosas, que provocará muitas mortes através de fenômenos naturais. Estes mesmos Homens que ainda persistem em gerar conflitos uns contra OS OUTROS não sabendo viver em harmonia e paz, provocarão também muitas mortes e destruição. Há porém esperança para a Humanidade, pois os mestres espirituais que cuidam de nosso planeta (JACOB) acreditam em nós, acreditam que podemos crescer como pessoas, superar nossas imperfeições e darmos juntos um salto evolutivo que transformará nossa realidade, e trará uma época de regeneração para o nosso planeta, quando então o Bem será preponderante.

Anúncios

6 Respostas

  1. tudo sobre espiritismo fascina-me muito,mas tenho uma questao a fazer,na biblia diz os mortos nao falao dormem prefundamente e um dia ao serem ressuscitados nem se vao lembrar de nada,como me explica as pessoas espiritas falao com o espirito de alguem,sera que os espiritos sao parte do demonino ,sim que santanas e um espirito poderoso consegue imitar qualquer pessoa sabendo das nossas dores e dos nossos fracasos ,desde ja agradeco e espero obter rapidamente uma resposta a essas duvidas

    • estude a biblia com uma testemunha de Jeová ..eles ensinam tudo da biblia .. e aproposito vc já sabe muito da verdade sim,,os espiritos que entram nos adeptos são de demonios (anjos maus que se rebelaram junto com satanás lá no edem quando ele fez a eva desobedecer a Deus e foram expulsos (genesis 3 e apocalips 12;9 )

      • esqueci de mencionar que a biblia mostra em varias partes que Deus odeia o espiritimo o ocultismo feitiçaria magia adoração a imagem , prostituição adulterio ganancia inveja cobiça brigas desonestidade Falsidade mentira violencia embreaguez homossexualimo ira odio orgulho lingua falsa e adoração falsa idolatria ,,quem tem 1 desse na vida se afasta de DEus. é preciso mudar tudo isso por qualidades cristans que abiblia tambem mostra quais são..

    • Nuria…na verdade ressussitados ou reencarnodos não se lembraram de nada…mas o aprendizado continuará na lembrança para uma evolução…leia kardek

  2. Eu coloquei esse post como favorito ha muito tempo e agora voltei a ler… vou mandar para uma amiga que nao entendeu o final de Lost. Nem todo mundo tem essa sensibilidade, alguns ainda veem como uma série cientifica sem explicaçao, nao conseguiram entender a verdadeira mensagem… uma pena.

  3. Adorei essa explicação. Eu que sou espírita consegui entender a série muito mais. Obrigada! Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: