Seria o Espiritismo o futuro das religiões?

Ouvimos, de quando em vez, nos meios espíritas a afirmação que “o Espiritismo é o futuro das religiões”, assertiva deveras pretenciosa em nossa opinião, que por certo traz mais antipatia do que aproximação com aqueles que não conhecem ou não compreendem a doutrina que estudamos, divulgamos e buscamos praticar.

Temos que concordar que os princípios da Doutrina Espiritista, da forma como foram trazidos pela espiritualidade na codificação, representam grande avanço no acesso da Humanidade às Verdades Universais, mas daí a colocar-se como evolução de todas as outras filosofias existe grande distância. Tal postura poderia até ser classificada como arrogância intelectual de nossa parte.

O diálogo inter-religioso deve ser realizado preferencialmente buscando as congruências das doutrinas. Há muito que fazer na implantação do Homem Novo na Terra e esta responsabilidade está distribuída por todas as filosofias e religiões que tem entre seus seguidores aqueles que estão despertos neste mundo.

Nenhum valor há na tentativa de sobreposição de idéias, na luta vã de se fazer parecer superior. No embate de conceitos conflituosos normalmente haverá dissonância cognitiva de cada parte dificultanto o diálogo fraterno, afastando os interlocutores cada vez mais.

Portanto que seja a Caridade o nosso lema, pois nela temos o “resumo de todas as Leis e os Profetas”.

Anúncios

3 Respostas

  1. Certamente o futuro das religiões passa por inúemras doutrinas, e não por apenas uma delas… Importante é continuar sempre buscando a compreensão do sentido do Cosmos, evitando os dogmas… Quem fizer isso estará seguindo a “verdadeira religião”, independente do nome que dê a ela.

    Abs
    raph

  2. DISCORDO PLENAMENTE. NÃO SE TRATA DE ARROGÂNCIA. É A PRÓPRIA REALIDADE. SOMOS VIOLENTAMENTE ATACADOS PELOS NOSSOS DETRATORES, QUE SE DIZEM CATÓLICOS E EVANGÉLICOS. AS AGRESSÕES DELES SÃO A PROVA INCONTESTE DE ARROGÂNCIA E ATÉ DESUMANIDADE. SE VOCÊ ANALISAR COM PROFUNDIDADE, VERÁ QUE REALMENTE O ESPIRITISMO É MAIS DO QUE RELIGIÃO, É FILOSOFIA E CIÊNCIA. ESSES TRÊS PARÂMETROS MOSTRAM, POR SI SÓ, SUA INCONTESTÁVEL SUPREMACIA SOBRE AS DEMAIS RELIGIÕES. QUANDO DIZEMOS QUE SOMOS O FUTURO DAS RELIGIÕES, É PORQUE OS POSTULADOS ESPÍRITAS, JAMAIS DEVERIAM DEIXAR DE FAZER PARTE DE QUALQUER RELIGIÃO. DIGAMOS QUE SEJA O PRINCIPIO ATIVO, OU QUEM SABE, A PARTE FUNDAMENTAL, A CHAVE DE TODOS OS SEGREDOS, AS RESPOSTAS DE TODAS AS INDAGAÇÕES QUE OS NOSSOS IRMÃOS EVANGELICOS CONSIDERAM COMO MISTÉRIOS, MILAGRES…OU SIMPLESMENTE VONTADE DE DEUS. A PROFECIA DE LEÓN DENIS ESTÁ CORRETÍSSIMA. CHEGARÁ UM DIA, EM QUE AS RELIGIÕES AMADURECERÃO, E CONCLUIRÃO QUE REALMENTE OS POSTULADOS DO ESPIRITISMO SÃO REVELAÇÕES DIVINAS…E SEM ELAS NÃO TEM COMO CONSIDERAR DEUS INFINITAMENTE BOM….E JUSTO.

  3. ACREDITO NA BOA RELAÇAO DAS RELIGIOES,PQ O MOTIVO PRINCIPAL E UM SÓ DEUS ,
    NAO SERIA EU O VC, QUE DECRETARIA O FIM DAS RELIGIOES E SIM DEUS ..

    E UM ERRO FICAR DISCUTINDO; HJ A IGREJA CATOLICA MUDOU MUITO ,NAO DISCRIMANA OUTRAS RELIGIOES , ACEITA A REENCARNAÇAO MAIS NAO DISCUTE,UMBANDA SEMPRE FOI DISCRIMINADA DESDE OS TEMPOS DOS ESCRAVOS ,E UMA MISTURA DE CATOLICO COM RELIGIOES AFRICANAS TRAZIDAS PELOS ESCRAVOS.

    NA UMBANDA A QUEM FAZ COISA ERRADA, NO CATOLICISMO TAMBEM NO ESPIRITISMO TAMBEM EVANGELICO TAMBEM.

    RELIGIAO UMA SO DEUS, E NOS ESPIRITOS QUE ESTAMOS SEMPRE APRENDENDO PRA EVOLUIR.

    NAO ENTREMOS NESSA BRIGA DE RELIGIAO ,SE ASSIM DEUS QUISESSE ELE MESMO TERIA FEITO E O FARÁ QDO ELE QUISER…………….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: